sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Olimpicidades

Jogos Olímpicos. Estão quase a acabar. A China dominou em quase todas as modalidades, embora a ética dos seus programas de treino possa ser questionável (bastante).

Agora a mim, o que desperta a minha curisosidade, o que realmente me intriga é: ao longo da vida de um jovem desportista, de um adolescente, no ciclo ou já no secundário, o que é que se passa na cabeça dele, que pensamentos tem, que lógica existe quando ele chega à conclusão e decide que nos próximos 10-15 anos vai dedicar a maior parte do seu tempo a... treinar salto à vara! ...respirar salto à vara, sonhar salto à vara e andar sempre com todas as revistas da especialidade a tiracolo na mochila. Hein? Qual o perfil do saltador à vara moderno? Quais as características psicológicas comuns à maioria dos grandes saltadores à vara contemporâneos?? Quais as suas expectativas? Onde se vêem daqui 10 anos? É esse lado das Olimpíadas que gostava de ver mais explorado.. :)

Claro que esta lógica se pode aplicar a mais uma série de desportos olímpicos! E por fim, se alguem me pudesse esclarecer.. Quem foi a mente genial que um dia disse: "Pessoal, tenho uma ideia. Agora, no salto em comprimento, e se déssemos 3 grandes passos antes de saltar?? Hmmm? Que é que acham?? Podia chamar-se triplo salto. Oh pá, é genial! Toda gente vais A-DO-RAR!!!" É que se não fosse ele Portugal não tinha uma medalha de ouro nestes J.O. :)

Tenho dito..

1 comentário:

Charles River disse...

Finalmente um blog com os devaneios mais refinados à moda do Christian!
Já fazia falta passares por escrito as tuas "uteis" ideias!
Manter-me-ei actualizada... :-)