segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Jornalismo e Escrita Criativa (Habemus Papam)

http://www.publico.pt/mundo/noticia/o-mundo-catolico-entre-a-surpresa-a-tristeza-e-a-esperanca-1584188

Não é o melhor exemplo para o título empregue, verdade. Todavia, é criativo. Ora vejamos. Estar entre duas coisas é fácil. Existe um extremo de um lado e outro do outro e a pessoa, indivíduo ou ideia estará entre ambos. Pode estar mais perto de um dos extremos, pode estar mais perto de outro, mas estará entre ambos, ipso facto.

Agora, estar entre três paradigmas ou conceitos, como preferirem, já requer o seu quê de imaginação. A/O jornalista da AFP titula categoricamente: "Mundo católico entre a surpresa, a tristeza e a esperança". Assumindo um esquema linear sugerido pela ordem indicada, temos num dos extremos: a Surpresa, no pólo oposto: a Esperança e algures no meio a tristeza. A minha dúvida é: várias..

Vou recomeçar, estaremos perante uma posição que sugere um esquema triangular, equilátero, para ser mais específico, em que o católico estará numa coordenada qualquer no interior da área do triângulo das emoções sugeridas? Em que cada um dos vértices representa as emoções supracitadas?

A minha confiança no jornalismo actual é muito pouca. A minha Fé na criatividade, imensa.

Le Roi est mort.Vive le Roi!

Sem comentários: