domingo, 4 de março de 2012

l'amitié

nasce-se. é-se. é a primeira ditadura imposta. ninguém escolhe nascer, é-se ipso facto e pronto.
liberdade é uma invenção humana. família também é essa falta de escolha. uns tem mais sorte, outros menos. são condicionantes impostas e não negociáveis.

porém uma escolha é dada, talvez a mais importante. escolhem-se os amigos. claro, dirão muitos, também essa é condicionada, verdade, mas esta é mutável. por demais que seja a circunstância, chega o momento em que a amizade é culpa ou sorte. não tenho a pretensão de pretender a minha amizade como fruto da minha clarividência, sei o papel que a sorte desempenhou. agora disto me gabo, podem invejar-me, tenho sorte.

um dia é uma folha em branco. é tábua rasa. pode-se ser o que se quer num novo dia. qualquer decisão tomada antes pode ficar sem efeito. novo rumo pode ser tomado. alvorada é liberdade absoluta. é um novo dia, uma nova vida. e apesar da circunstância, seja ela qual for, que prazer testemunhar o começo de um novo dia da presença dos que nos são próximos, senão pelo sangue, pelo coração.

há um deleitável prazer em testemunhar o acordar do dia na presença dos que amamos.

Sem comentários: